O que você procura?

Campanha para menino com cardiopatia grave arrecada mais de R$ 6 mil em uma semana

Do povo ou de Deus, os milagres existem – e todos os dias eles nos ensinam algo. Um deles é o pequeno Lucas, de 10 meses. Lutando contra os mais severos prognósticos de saúde desde as primeiras semanas de vida, ele se mantém forte para viver tudo o que merece. A história sensibilizou centenas de pessoas que já contribuíram com a vakinha que a mãe do garoto, Julia Patricia Ertel, criou para custear o tratamento.

Lucas trava desde muito cedo batalha contra cardiopatia rara e grave, da qual foi diagnosticado quando tinha apenas 17 dias de vida: atresia mitral, Hipoplasia do ventrículo esquerdo, Dupla via de saída da aorta anterior e a direita, CIA  e CIV. Lucas ter sobrevivido já é considerado um milagre e chegou a ser desenganado pelos médicos após passar por 6 cirurgias e 2 cateterismos.

O menino passou 6 meses na UTI e hoje se recupera em casa, mas precisa de muitas sessões de fisioterapia motora e fonoaudiologia para acelerar um desenvolvimento prejudicado pela doença e pelos procedimentos. Lucas precisa, também, contar com nutricionista e diversos especialistas médicos.

Como o tratamento de maior qualidade está na capital Porto Alegre, distante 154 km de Santa Cruz do Sul, onde a família mora, foi preciso recorrer a uma vakinha para arcar com os custos. E a solidariedade tem sido uma das grandes fontes de força para Lucas: em poucos dias, 106 pessoas já se disponibilizaram a ajudar, somando mais de R$ 6,4 mil arrecadados até aqui.

Surpresa com a repercussão, Julia faz questão de agradecer a todos. “Sentimento de gratidão e esperança, pois ainda temos boas pessoas no mundo! Foram tantas doações que na verdade me faltam palavras. Só de saber que o Lucas é amado por muitas pessoas e exemplo de força e superação”, comenta a mãe, crendo que o filho é, também instrumento de Deus para comprovar a existência de milagres.

Apesar das dificuldades, Júlia diz que consegue ver lições positivas ensinadas pelo pequeno. “Ele mostra a importância de ser sempre forte não importa a situação e dar valor nos pequenos detalhes da vida.”