
A cada ponto que finaliza, o costureiro haitiano Dorvil Frantz Alexis avança na própria história e ajuda a costurar as trajetórias de outros conterrâneos. Porém, para que consiga seguir construindo a própria produção e também contribuindo na conquista comunitária de outros, ele precisa de um novo ateliê. Ajudá-lo nessa conquista é o objetivo de uma campanha criada pela VVolunteer dentro do site Vakinha. É possível doar através da chave pix 5672190@vakinha.com.br ou pelo link.
Frantz há dez anos faz do Brasil a terra em que ama viver. Ele trabalha como costureiro e é dono de um talento ímpar, mas em 2024, durante a enchente que assolou o Rio Grande do Sul, ele teve o ateliê destruído. O espaço, localizado no bairro Navegantes de Encantado (RS), foi totalmente devastado.
Frantz sofreu, mas reuniu forças para se reerguer. Seguiu costurando não apenas roupas, mas também a cidadania dos haitianos na cidade, como líder comunitário que é. Para seguir esse trabalho que é próprio, mas também coletivo, ele precisa de um novo ateliê. E é com esse objetivo que foi feita uma vaquinha solidária para ele.
Vaquinha online ajuda costureiro haitiano
Através de financiamento de um experimento global de generosidade chamado Drop Dead Generous, a plataforma social VVolunteer, parceira do Vakinha, conseguiu fazer o apoio inicial para o novo espaço do Frantz. Para o restante dessa construção, uma vaquinha foi criada. Já foram arrecadados R$ 6,8 mil e a meta é de R$ 8 mil.
A ideia é que, com o valor, seja possível adquirir uma máquina de costura moderna, acessórios e capacitação a Frantz. Com o novo ateliê, o costureiro poderá não apenas aumentar sua capacidade de produção, mas também formar novos profissionais, tanto haitianos quanto brasileiros. Dessa forma, contribuirá para a geração de emprego e renda para refugiados que muitas vezes chegam ao Brasil sem oportunidades.