
Há 1 ano, frente a principal catástrofe climática do estado, nascia a Maior Campanha Solidária do RS. Para relembrar essa corrente do bem, o Vakinha lançou uma timeline interativa que reúne os principais marcos do movimento que mobilizou um país inteiro em prol do Rio Grande do Sul.
Com o título de O Impossível Não Contava com Vocês, a página traz a participação de celebridades que contribuíram nessa corrente de solidariedade, como Gil do Vigor e Casimiro, o que foi feito com o dinheiro arrecadado e empresas que doaram.
Além disso, curiosidades, como os nomes dos principais doadores (Maria é o nome que mais apareceu nas doações) e as regiões que mais ajudaram (São Paulo foi destaque nesses sentido) também aparecem na timeline.
O impacto da Maior Campanha Solidária do RS
A Maior Campanha Solidária do RS foi organizada pelo Instituto Vakinha em cooperação com Badin, o Colono e Pretinho Básico. Com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar as vítimas das enchentes no RS, o movimento mobilizou um milhão e trezentos mil doações que somaram cerca de R$80 milhões.
Ao todo, mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas pela comunicação da campanha e cerca de 100 empresas somadas a 150 influenciadores beneficiaram mais de 600 projetos.
A Maior Campanha Solidária do RS integra o Movimento SOS Enchentes, uma causa do Vakinha que nasceu para potencializar o apoio às vítimas de chuvas intensas e aumentar a visibilidade dos pontos de ajuda, em nível nacional.
Desde 2022, o SOS Enchentes atuou em casos históricos pelo Brasil: Rio de Janeiro (2022 e 2023), Rio Grande do Sul (2023 e 2024), São Paulo (2023) e Piauí (2025).