O que você procura?

Ponte Preta S21 e a integração social através do futsal down

É pelo abraço no gol, pela emoção do título, pela criação de afetos que o futebol se torna tão apaixonante. E é nele que um grupo de amigos aposta, há quase dez anos, para socializar crianças com síndrome de Down, em Campinas (SP). Os frutos palpáveis do Ponte Preta S21 estão aí, com a conquista da Copa do Brasil de Futsal Down em 2022, mas os imateriais são mais importantes: construção de amizades, desenvolvimento físico e mental e estímulo à cidadania. 

O projeto teve início em 2015, por iniciativa dos amigos José Antônio de Oliveira, Marcos Ribolli e Maurício Carvalho. A ideia em comum, no encontro entre os três, era utilizar o futebol para desenvolver aspectos intelectuais e físicos de crianças com síndrome de Down. Dessa forma, buscaram proporcionar melhor qualidade de vida aos meninos e meninas. 

José Antônio de Oliveira, o Pexotão, é técnico da equipe. Ele destaca o estímulo gerado pela iniciativa aos alunos, para terem maior convívio social e a geração de valores como respeito, amizade, educação, trabalho em grupo. “É a oportunidade de praticarem um esporte, serem cidadãos e obterem benefícios físicos com o desenvolvimento de habilidades físicas e motoras.”

A parceria com a Ponte Preta, tradicional time de futebol de Campinas, surgiu em 2019. Na ocasião, os alunos começaram a treinar no ginásio Paineiras e, oficialmente, passaram a representar a equipe alvinegra pelo país. À época, 8 crianças faziam parte do projeto. Hoje, mais de 50, entre meninos e meninas a partir dos 6 anos de idade, são atendidas gratuitamente.

Ponte Preta S21

 

Objetivo do projeto é realizar a inclusão de meninos e meninas com síndrome de Down (Foto: Marcos Ribolli/Divulgação)

Entre os momentos mais marcantes dos já quase 10 anos do Ponte Preta S21, José Antônio de Oliveira escolhe o título da Copa do Brasil Futsal Down em 2023, na cidade de Cabreuva (SP). Além deles, participaram da competição no mês de julho Coodnut Brodowski, Instituto Nova Aliança, Aril Limeira, E.C São Bernardo e Galápagos JR. “Na verdade, todos os momentos são marcantes quando estamos juntos. A cada gol marcado por eles, nos enchemos de orgulho e emoção, pela felicidade estampada no olhar, nos gestos e nas comemorações.”

Após o título, o Ponte Preta S21 segue com seriedade seu caminho para mais conquistas. Está entre as metas estender os dias de treinamento para, dessa forma, conseguir atender ainda mais crianças e oferecer o melhor treinamento possível.

Brasil é referência da modalidade

Para além do Ponte Preta S21, o futsal down é hoje realidade no País. Em 2022, a Seleção Brasileira venceu, pela segunda vez, o campeonato mundial da modalidade. Na competição, disputada em Lima, no Peru, o título veio com sabor ainda mais doce: de forma invicta e vencendo a Argentina por 5 a 1 na grande final. 

O torneio é disputado desde 2018 e já teve outras duas edições. A primeira foi vencida pela Itália. O Brasil já havia levado a segunda, também de forma invicta, em 2020. Para novembro, o foco é a disputa da Copa América de Futsal Down, em São Paulo.