O que você procura?

Multimedalhista estudantil, brasileiro disputa olimpíada de matemática em Tóquio; campanha ajuda nos custos

Praticamente um Usain Bolt das olimpíadas escolares, o jovem brasileiro  Eros Fagundes, multimedalhista nesse tipo de competição, partirá em agosto para a mais importante das suas aventuras no mundo da educação: a Asia International Mathematical Olympiad, em Tóquio, onde representará o Brasil. Para isso, ele conta com a ajuda de quem se identificar e torcer por ele, através de campanha no site Vakinha. É possível contribuir através da chave pix 5636062@vakinha.com.br, ou pelo link.

Eros tem 16 anos e é um apaixonado por estudar. Matemática e inglês são as disciplinas às quais ele mais se aproxima, mas diversas outras áreas do conhecimento o encantam. Essa dedicação o fez ser destaque em olimpíadas estudantis e ele é um orgulhoso detentor de diversas medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), entre outras. Internacionalmente, ele também foi medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Inglês TeenEagle, disputada em Londres. “Eu vejo a educação como uma ferramenta de autodesenvolvimento, mas acredito que com a educação posso ajudar a melhorar a sociedade e o mundo”, reflete.

O próximo passo de Eros é a disputa da Asia International Mathematical Olympiad, que será disputada já em agosto, em Tóquio, no Japão. Oportunidade que surgiu por convite após o ótimo desempenho na OIMSF e que Eros atende com muito orgulho. “Essa olimpíada tem um desafio diferente, por ser uma olimpíada renomada em matemática e num lugar onde a matemática é levada muito a sério. É uma oportunidade maravilhosa de representar meu país!”, comenta.

Para chegar lá, Eros precisa arcar com despesas pesadas, como passagens, hospedagem e alimentação. Por isso, ele e a família optaram pela criação de uma campanha no site Vakinha, pela qual já arrecadaram mais de R$ 5,5 mil.

Atualmente, Eros cursa o segundo ano do ensino médio e ainda não tem formada a escolha por um curso na faculdade. Engenharias e medicina são possibilidades. A certeza é apenas uma: quer que todo o esforço e dedicação resultem, lá na frente, em contribuição para a sociedade.