O que você procura?

Jovem de 17 anos representará o Brasil no Mundial de Xadrez; campanha online ajuda nos custos

Orgulho da família, inspiração para os jovens e uma representante brasileira no estrangeiro. Essa é Rafaela Alves, que com apenas 18 anos foi convocada para disputar, pelo Brasil, o Campeonato Mundial de Xadrez, na Albânia. Para garantir a participação, ela fez uma vaquinha online no site Vakinha. É possível contribuir através do link.

Rafaela é descrita pela mãe, Kátia, como uma menina dona de um jeito meigo, alegre e amoroso de ser. Uma garota determinada, esforçada em tudo o que faz, resiliente e sempre em busca da excelência. “É um orgulho para a nossa família”, define.

Essas características ajudam a explicar as conquistas que Rafa tem tido no xadrez, esporte que pratica desde os 12 anos e compete desde 2023. A jovem já é bicampeã paulista escolar, campeã brasileira escolar e campeã brasileira sub-18. “O que vejo de mais interessante no xadrez é a infinidade de posições diferentes. O que parece ser um jogo calmo e tranquilo, na verdade é uma batalha que muitas vezes pode ser associada à vida, ensinando-nos a importância de pensar à frente a cada jogada, pois, assim como na vida, o lance feito no futuro trará consequências no futuro”, reflete.

A consequência dos resultados de Rafa foi a convocação para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez na Albânia. A competição será disputada em outubro e representa um passo fundamental nessa trajetória. “Foi uma alegria enorme saber que jogaria o Mundial. Foi muito gratificante ver onde todo o meu esforço e o trabalho junto com os meus professores me fizeram chegar”, define ela.

Como ajudar a Rafa no Campeonato Mundial de Xadrez

Para chegar lá com tranquilidade, Rafaela precisa arrecadar R$ 10 mil, valor necessário para bancar as passagens aéreas, entre outros gastos da viagem. A família criou uma campanha online para financiar a participação e já arrecadou mais de R$ 2 mil. É possível ajudar, também, através da chave pix 5661887@vakinha.com.br ou pelo link.