O que você procura?

Idoso que enfrenta câncer de pulmão recebe visita da cadelinha de estimação: “Ela é meu xodó”

Estar junto ao animal de estimação é sempre maravilhoso e traz benefícios já comprovados para a saúde. Em momentos de grande tensão, como uma internação, esse benefício é ainda maior. Por isso, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) proporcionou, na última semana, o reencontro entre Jorge Soares, paciente oncológico de 74 anos, e a cadelinha Mel. O momento foi emocionante e certamente o impulsionará para a cura.

Jorge está internado há 30 dias para tratar um câncer de pulmão que foi diagnosticado em março. Já a cachorrinha Mel, uma poddle Toy, está na família dele há seis anos, após chegar com apenas 45 dias de vida. O ponto de conexão entre os dois sempre foi o momento do cochilo, com o senhor oferecendo as pernas para que a doguinha deitasse por cima.

Os dois se reencontraram, enfim, durante uma sessão de quimioterapia e outra. O momento, muito esperado pelos dois, serviu para que Jorge pudesse deixar de lado por alguns minutos a tensão do tratamento. . “Ela é o meu xodó!”, disse, com os olhos marejados.

Encontro foi proporcionado pelo projeto OncoPet

As visitas de animais de estimação a pacientes da unidade oncológica do HRT começaram há cerca de cinco anos. A iniciativa denominada OncoPet é coordenada pelo psicólogo Fernando Cabral, que busca corresponder ao interesse do paciente junto à adesão de toda a equipe. “Sem uma equipe multiprofissional, não seria possível realizar isso. Todas as especialidades estão interrelacionadas para a promoção do cuidado”, partilha o psicólogo.