O que você procura?

Estudantes brasileiros se destacam na Olimpíada Internacional de Química

Após seis dias de provas teóricas e práticas, 260 estudantes de 40 países se despediram da 59ª edição da Olimpíada Internacional de Química Mendeleev (IMChO), uma das mais antigas competições de química do mundo. Na competição, diversos estudantes brasileiros tiveram desempenho destacado.

Sob a coordenação dos professores Nilce Brasil, da Universidade Federal do Ceará, e Mariano George Vieira, do Instituto Federal do Ceará, os alunos Vinicius Queiroz Dias, Ian Barretos Tavares Matos de Vasconcelos, Paulo Vinicius Rodrigues de Azevedo, João Lucas Santos Vieira, Arthur Barroso Uchoa, Daniel Suda Hatushikano, Cristian Levi de Souza Silveira e Luiz Cláudio de Sá, conquistaram medalhas de bronze.

Olimpíada Internacional de Química Mendeleev foi disputada em Belo Horizonte

A IMChO foi criada na Faculdade de Química da Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, com o intuito de incentivar o desenvolvimento de talentos científicos na área. O torneio recebeu esse nome em homenagem ao químico russo Dmitry Ivanovich Mendeleev, descobridor da lei periódica, com base na qual foi criada a Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Neste ano, a Olimpíada Internacional de Química Mendeleev foi disputada em Belo Horizonte, com organização da UFMG, da Faculdade de Química da Universidade Estadual de Moscou e da Fundação Melnichenko. A edição de 2026 ocorrerá na Rússia.