
As inscrições para o Enem 2025, principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, foram abertas nessa segunda-feira (26). Elas são feitas exclusivamente pela Página do Participante e o prazo vai até 6 de junho.
As provas do exame, neste ano, serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, dois domingos, em todo o Brasil. Serão quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha em cada uma, além da redação.
Para se inscrever, o estudante precisa pagar uma taxa de R$ 85. O prazo para o pagamento da guia vai até 11 de junho e, segundo o Inep, não haverá prorrogação.
O Enem 2025
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados funcionam como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.