
Além de encantar e fazer refletir, a arte tem o poder de conectar. E aí, quando alguma dificuldade surge, esses elos se mostram fundamentais para que elas sejam superadas. Aconteceu na última semana em Manaus (AM), com a escola e companhia de dança Gandhicats Projects. Profundamente afetado por um alagamento, o espaço tem recebido a solidariedade de muita gente através de campanha virtual no site Vakinha. É possível contribuir também, a partir do link.
A Gandhicats é uma escola e companhia com foco em danças urbanas, contemporânea e boi-bumbá. São mais de 200 bailarinos que por lá têm a vida transformada através da arte, da cultura urbana e da expressão corporal. Conforme explica o criador, Manhatman Gandhi, o projeto, existente há sete anos, já faz parte de Manaus como fazedor de cultura e também como formador de novos artistas e de público apreciador. “Costumo dizer que o Gandhicats é um berço de fazer arte. Ali a gente acolhe, ali a gente ensina e ali a gente solta para o mundo.”
Todo o trabalho, porém, foi interrompido após um temporal que deixou estragos por toda a capital amazonense. Na sede da Gandhicats, foram registrados danos materiais importantes que comprometeram a sequência das aulas e atividades. Elas já retornaram, porém, ainda há um longo caminho até que tudo esteja reestruturado.
Ver essa foto no Instagram
Solidariedade ajuda Gandhicats a se reestruturar
Ao todo, a estimativa é de que sejam necessários por volta de R$ 21 mil para que sejam feitos reparos no piso e para que o espaço seja reequipado com objetos como geladeira, caixa de som, projetor, entre outros bens perdidos por conta do alagamento. Para isso, Gandhi criou uma campanha no site Vakinha, de forma a organizar as contribuições que chegam de toda parte do Brasil.
O artista conta que, inclusive, a campanha foi justamente um pedido de amigos que queriam ajudar. “A gente sempre fica muito grato quando essa ajuda vem. E às vezes vem de gente que a gente não conhece. É com essas campanhas, com essas ações, que a gente consegue ver o quanto que nós somos admirados pelo público, o quanto que muita gente tem um carinho grande pelo Ghandicat.”
Gandhicats tem planos para a sequência de 2025
Assim que se recuperar desse obstáculo, a Ghandicats poderá voltar a concentrar esforços nos objetivos e 2025. Entre eles, um espetáculo que falará sobre as encantarias amazônicas e os bois Caprichoso e Garantido. As apresentações serão no lendário Teatro Amazonas, nos dias 24 e 25 de maio. Depois, o foco passa a ser o próprio Festival de Parintins, onde a companhia apresenta o boi-bumbá, e o Festival de Dança de Joinville.
Até lá, é possível seguir ajudando a Ghandicats na campanha solidária. É possível destinar valores a partir do link.