O que você procura?

Bolsistas do ProUni vencem etapa sudeste do Intercom e buscam recursos para premiação nacional

Através de uma campanha publicitária, os estudantes da agência de comunicação experimental Akana, da PUC-Campinas, refletiram sobre a invisibilidade das pessoas que passam por transtornos mentais e incentivaram doações para uma instituição que trabalha a causa de forma humanizada. O projeto, criado por seis acadêmicos bolsistas 100% pelo ProUni, sagrou-se vencedor da etapa sudeste do Intercom, maior congresso brasileiro das ciências da comunicação. Agora, o grupo busca recursos para se fazer presente na etapa nacional do evento, concretizando uma conquista coletiva e significativa. Para estar lá, eles criaram uma vaquinha online. É possível ajudá-los através da chave pix 5671996@vakinha.com.br ou pelo link.

O trabalho com o qual o grupo irá competir é um vídeo pertencente ao projeto “Quem é visto, é lembrado”. Desenvolvido para o Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira, uma instituição que ajuda no tratamento de pessoas com transtornos mentais através do atendimento humanizado, ele surgiu do desafio de construir uma campanha publicitária voltada à arrecadação de doações. O projeto representará o sudeste na categoria Produção Audiovisual Publicitária para Internet.

Através de entrevistas, o grupo desenvolveu no vídeo uma reflexão sobre invisibilidade pela qual passam as pessoas que passam por transtornos mentais. “Ele é muito especial para nós e retrata como todo mundo já se sentiu invisível algum dia, sozinho em meio à multidão, mas que somos mais do que essa invisibilidade, e o que importa é como pessoas que nos conhecem de verdade vão lembrar de nós”, explica a estudante Letícia Vieira Maciel. O projeto recebeu o prêmio de Produção Audiovisual no Intercom Sudeste.

Além de Letícia, participaram dessa construção e formam a Akana os acadêmicos Guilherme Sousa, João Elias, Julia Reis, Karen Castro e Sarah Ananias. Todos os seis são bolsitas 100% pelo Prouni, o que torna a conquista ainda mais significativa. “Embora estejamos em desvantagem financeira e social que nossos colegas, não estamos em criatividade e força de vontade, e provamos isso diariamente”, afirma a estudante.

Ajude os estudantes da Akana

Após a conquista da etapa regional, o projeto foi indicado ao Intercom Nacional, que será disputado em setembro, no Espírito Santo. E, para estar lá, os membros da Akana fizeram uma vaquinha online. É possível ajudá-los através da chave pix 5671996@vakinha.com.br ou pelo link.