
A conexão entra professores e alunos muitas vezes vai além do conteúdo e da sala de aula. A educadora Mariane Richesi e a estudante Eduarda Deluche estarão, por exemplo, para sempre ligadas pelo belo laço da solidariedade. A aluna foi responsável por mobilização que resultou na arrecadação de mais de R$ 25 mil para que a docente pudesse fazer uma cirurgia urgente. O montante foi arrecadado através de uma campanha no site Vakinha, ainda aberta para contribuições.
Mariane é bióloga, professora de biologia e ciências desde 2016 e uma verdadeira referência para os alunos. Recentemente, ela recebeu o diagnóstico de um acroadenoma na hipófise, um tumor que afeta a visão e a saúde como um todo. Ela iniciou o tratamento pelo SUS, mas agora precisa de uma cirurgia, urgente e de alto valor, para retirada do tumor.
A partir daí, teve início uma verdadeira mobilização entre alunos e colegas professores de Mariane, para que o montante necessário fosse viabilizado. A estudante Eduarda Deluche tomou a frente da causa e criou a campanha no Vakinha, explicando o caso e pedindo o apoio da comunidade local e da internet como um todo. “Quando soube da gravidade da situação dela, um tumor cerebral e a necessidade de uma cirurgia urgente, vi a oportunidade de ajudá-la”, conta. ”
Professora agradece mobilização
Exatamente uma semana após a criação da campanha, os R$ 25 mil foram arrecadados, através de mais de 400 contribuições. Um retorno que emociona Mariane e a faz refletir sobre o impacto positivo que um professor pode trazer para a vida do aluno – e, claro, vice-versa. “Eu achei tudo isso muito gratificante, porque a gente espalha o amor para os nossos alunos. Fazemos tudo com muito carinho e essa é uma profissão que é um dom. Ver todos os alunos se engajando, mandando mensagem, dizendo que se eles não podem doar com valores, eles doam com mensagens de apoio, tudo faz meu coração ficar muito orgulhoso e com muita esperança”, enfatiza, em entrevista ao Conversa do Bem.