
O estudante Vinícius dos Santos Venâncio, de 22 anos estará em breve na Espanha, mas a Bahia seguirá sempre no coração. Natural de Amélia Rodrigues, a cerca de 90 km de Salvador, e aluno da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ele foi aprovado para um intercâmbio acadêmico na na Universidade de Valladolid.
De origem humilde, Vinícius é filho de Renilza de Assis Santos, recicladora que acompanhou de perto os sonhos do filho para alcançar os objetivos na vida utilizando a educação como ferramenta. Além do sonho de se tornar professor, ele também pretende ser poeta e participar de competições de poesia.
À TV Subaé, Vinícius relatou a emoção ao saber da oportunidade. “Quando recebi a carta de aceitação, foi uma felicidade enorme, mas também um grande desafio”, contou.
Após a seleção, Vinícius teve de vencer o obstáculo financeiro, que envolveu arcar com os custos da mudança para o país europeu. Nesse momento, contou com a ajuda de familiares e amigos que fizeram do sonho do rapaz, uma conquista também coletiva. “Quero representar a Bahia e o Brasil, contribuir para o desenvolvimento cultural e inspirar outras pessoas que, assim como eu, sonham com um futuro melhor”, refletiu o estudante.
Com a ajuda, Vinícius conseguiu viajar para a Espanha. Agora, ele foca nos estudos para fazer valer essa nova fase da vida. Da Bahia, para sempre à Bahia.